Campanha de educação no trânsito será deflagrada em Alto Araguaia nesta 2ª

Campanha de educação no trânsito será deflagrada em Alto Araguaia nesta 2ª
Alto Araguaia, MT – A comemoração ao Dia Internacional da Mulher em Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) foi marcado por uma série de atividades. As ações, em várias frentes, foram desenvolvidas pela prefeitura local, por meio da Secretaria de Assistência e Promoção Social, Lar dos Idosos, Grupo da Melhor Idade e Secretaria de Saúde. Apresentações culturais, distribuição de mimos e cuidados com a saúde constaram na programação. [caption id="attachment_19042" align="alignleft" width="319"]Imagem 062 Integrantes do NASF durante palestra na manhã de sábado[/caption] As atividades para comemorar o Dia da Mulher tiveram início no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Na tarde de quinta-feira (07/03), a Secretaria de Assistência e Promoção Social levou palestras às mães. Na sexta-feira (08/03) foram feitas apresentações no Lar dos Idosos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Logo depois foi a vez do Grupo da Melhor Idade de Alto Araguaia desenvolver suas atividades. Além do tradicional baile de tarde, rotineiro entre os integrantes, o Dia da Mulher reuniu pessoas de todas as idades e sexos para uma tarde de descontração e cuidados com a saúde com aferição de pressão. “É um dia totalmente dedicado a nós mulheres. Parabéns a todas nós”, resumiu a secretária de Assistência e Promoção Social Sandra Paniago. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), censo de 2010, Alto Araguaia possui uma população de 7.601 mulheres, ante a um total de 15.670 habitantes. Mulher e a sua saúde As atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher em Alto Araguaia tiveram prosseguimento no sábado (09/03). A Secretaria Municipal de Saúde desencadeou uma campanha de exame preventivo contra o câncer do colo de útero. O trabalho de conscientização para detecção precoce do câncer mobilizou dezenas de mulheres, que desde as primeiras horas da manhã já estavam nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). A ação transcorreu durante todo o dia e não foi interrompida nem no horário de almoço. Nasf com palestras para mulher As integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tiveram um papo de mulher para mulher. A psicóloga Luana Silva de Rezende Medeiros, a nutricionista Edne Taques bem como a assistente social Neusa Maria Alves Oliveira levaram palestras sobre violência com a mulher, bem como cuidados, como o auto-exame, e informações sobre o câncer de mama.  O trabalho teve início na sexta-feira (08/03) com palestras no PSF do Bairro Bom Bosco (Gabiroba) e transcorreu durante o sábado.